A Parábola Das Dez Virgens; (Mateus 25:1-13)

Assim como na ultima postagem, sobre o Bom Samaritano, em que na vida do sacerdote e sobre o  levita faltou o vinho e o azeite, hoje veremos o Senhor comparar mais uma vez o Espírito ao azeite. Observe:


Portanto, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo.

Cinco delas eram sábias, mas outras cinco eram inconseqüentes. 




As que eram inconseqüentes, ao pegarem suas candeias, não levaram o azeite de reserva consigo.

Entretanto, as prudentes, levaram azeite em vasilhas, junto com suas candeias.

O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram.

À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘Eis que vem o noivo! Saí ao seu encontro!’

Então, todas as virgens acordaram e foram preparar suas candeias.

As insensatas recorreram às sábias: ‘Dai-nos um pouco do vosso azeite, porque as nossas candeias estão se apagando’.

Porém as sábias responderam: ‘Não podemos, pois assim faltará tanto para nós quanto para vós outras! Ide, portanto, aos que o vendem e comprai-o’.

Mas, saindo elas para comprar, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete de núpcias. E a porta foi fechada.

Mais tarde, todavia, chegaram as virgens imprudentes e clamaram: ‘Senhor! Senhor! Abre a porta para nós!’

Contudo ele lhes respondeu: ‘Com certeza vos afirmo que não vos conheço’.

Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, tampouco a hora em

 que o Filho do homem chegará. (Mateus 25:1_13)

A palavra do Senhor vem dizendo, que o Reino dos céus é semelhante a dez virgens, que pegaram as suas candeias e saíram para encontrar com o noivo. Cinco delas eram sábias e  as outras cinco, loucas. As loucas pegaram suas candeias acesas, mas não levaram azeite de reserva.

Já as cinco sábias, pegaram suas candeias e levaram consigo uma quantidade de azeite para reserva, pois elas sabiam que o noivo viria, mas elas não sabiam a que hora ele chegaria.

O noivo demorou a chegar e a palavra diz que todas adormeceram.

O Senhor nos alerta que devemos estar alertas, pois não sabemos a hora nem o dia, e vemos na palavra do Senhor que todas dormiram, não estavam vigiando, mas ai vemos a diferença entre as cinco sábias e as cinco loucas, as sábias mesmo dormindo tinham reserva de azeite, cuidaram para que as suas candeias não apagassem e mesmo dormindo havia azeite, havia luz em suas candeias.

As loucas  não cuidaram em manter o azeite em suas candeias, não se preocuparam em deixar as candeias brilhando a luz, além de terem dormido, deixaram a sua luz se apagar, deixaram o azeite faltar.

  E a meia noite ouviu-se um grito: Ai vem o noivo! Saí ao seu encontro!

A palavra diz que todas despertaram, e foram acender novamente as suas candeias, as sábias logo arrumaram as suas candeias, porque tinham reserva, mas as loucas perceberam que elas não tinham mais o azeite, já era tarde e não havia mais tempo.

O azeite é o Espírito, as sábias, tinham reserva, elas tinham consigo o Espírito, elas se preocupavam em não sair sem o Espírito, em ter sempre o Espírito Santo em suas vidas. Vemos também que o Espírito precisa ser cultivado em nós, precisamos busca-lo sempre, para que Ele permaneça em nós.

As loucas acharam que o azeite que elas tinham era suficiente, que elas não precisavam mais busca-lo, e com o passar do tempo, com a "demora" do noivo, o azeite foi se acabando, e a candeia se apagou.

As vezes achamos que já sabemos o suficiente, que já buscamos o suficiente, que com o que temos estamos salvos, estamos preparados para encontrar com o Senhor, mas ao vemos que aquelas virgens, tinham azeite, mas o azeite que elas tinham, não era suficiente, para aguardar a vinda do noivo, não se cuidaram e a lampada se apagou, o azeite faltou, o Espírito se retirou delas.

 Mas nós como as virgens sábias, sabemos que o Senhor não demora, que há um tempo determinado, para a vinda do Senhor, nós não o sabemos, mas somos a todo o tempo alertados, para vigiar em oração, porque não sabemos quando mas temos a certeza de que Ele vem.

As sábias que estavam preparadas, tem que haver um preparo, elas saíram ao encontro do Senhor, se encontraram com Ele, e entraram para  o banquete de núpcias. Cearam com Ele.

Já as loucas, chegaram depois na escuridão da noite, e sem a luz que devia brilhar nelas, o Noivo não as reconheceram, sem o Espírito não somos conhecidos como salvos, como herdeiros da promessa, somos semelhantes ao mundo.

E a palavra diz que o Senhor não abriu a porta, e disse a elas que não as conheciam, porque a suas candeias estavam apagadas, porque elas não cuidaram em manter as candeias brilhando a luz. A palavra do Senhor diz que nos temos que ser o Sal da Terra e a Luz do mundo, o mundo nos reconhece quando temos a luz do Espírito brilhando em nós, mas sem a luz estamos em trevas e somos como o mundo perdido.

"Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.

14 "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte . 
(Mateus 5:13-14)

Sejamos prudentes, esperemos o Senhor com a lamparina acesa, e reserva, para não faltar.