O Bom Samaritano; (Lucas 10:25-37)


"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?

E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo.





E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.  E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.  E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo.  Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.   E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele;   E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar.   Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?   E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira."   Examinando a palavra de Deus, vemos que o Senhor Jesus usava de parábolas para ensinar ao povo, para que o povo pudesse entender o que o Senhor queria dizer e ensinar. E vendo isso os discípulos o perguntaram:  Os discípulos aproximaram-se d'Ele e perguntaram: "Por que falas ao povo por parábolas? " Ele respondeu: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado. Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem (Mateus 13:10-13)
O Bom Samaritano



E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás.

Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?

E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.

E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo.

Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.

E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele;

E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar.

Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira." 


Examinando a palavra de Deus, vemos que o Senhor Jesus usava de parábolas para ensinar ao povo, para que o povo pudesse entender o que o Senhor queria dizer e ensinar. E vendo isso os discípulos o perguntaram:

Os discípulos aproximaram-se d'Ele e perguntaram: "Por que falas ao povo por parábolas? "
Ele respondeu: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.
A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado.
Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem (Mateus 13:10-13)


Como vemos o Senhor disse que aos discípulos foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino, mas ao povo não. Vemos isso ainda hoje, quantas pessoas tentam estudar as escrituras, mas não entendem nada, com certeza você conhece alguém que diz que não lê a bíblia pois não entende nada.

E vemos que todos podem entender mas os olhos espirituais precisam ser abertos, para que possam entender os mistérios do Reino dos céus. 

Comigo era assim, eu lia mas não sabia interpretar, e tinha até desanimo de ler pois não conseguia entender, mas com o estudo os nossos olhos espirituais são abertos e ai sim podemos entender o que o Senhor Jesus quer nos dizer.

Mas voltando ao texto, podemos ver que um doutor, tentando testar o Senhor Jesus, se aproxima e pergunta ao Senhor, o que ele devia fazer para herdar a vida eterna. E o Senhor o pergunta o que estava escrito nas escrituras, e ele responde, que deveria amar ao Senhor Deus acima de todas as coisas e ao teu próximo com a ti mesmo, e o Senhor responde a ele que ele deveria fazer isso e ele viveria.

Então ele pergunta ao Senhor Quem é o seu próximo, e o Senhor começa a ensinar por mais uma parábola.

Jesus disse que um homem descia de Jerusalém para Jericó, e caiu na mão dos salteadores, que o roubaram e o espancaram, ao ponto de deixar o homem como morto, e passando um sacerdote, passou de longe fingindo que não viu. Ele estava com pressa.

Sacerdote era um homem, que exercia a função de fazer os sacrifícios, de animais a Deus para remissão de pecados, alguém que deveria ensinar ao povo a palavra do Senhor, alguém que conhecia bem o mandamento que dizia que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos.

E este sacerdote passa longe do homem ferido que estava caído, e inconsciente. Na verdade ele não se importou com o seu próximo, faltou amor, faltou cuidado. Faltou o vinho e o azeite não tinha o remédio pra sarar a dor daquele homem.

No mesmo lugar, algum tempo depois passa um levita, alguém que conhece bem os mandamentos, alguém que como hoje louva ao Senhor, faz declarações de amor ao Senhor e conhece a preocupação do Senhor em nos ensinar que devemos amar ao nosso próximo, e quem sabe até olhou aquele homem caído ali mas estava com as mãos vazias, não tinha o azeite, não tinha o vinho, também não tinha o remédio.

O Senhor poderia parar por ai e já nos ensinaria muito, nos ensinaria que um homem que carrega o nome de ser sacerdote, um homem que deveria carregar o vinho, o azeite, um homem que deveria conhecer o remédio para sarar vidas, não tinha nenhum desses elementos tão importantes para ajudar alguém ferido.

O levita, alguém que vive declarando amor ao Senhor, alguém que vive honrando ao Senhor com os lábios mostrou que o seu coração estava longe, como o Senhor mesmo diz:

Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; (Isaías 29:13)

Ele não obedeceu ao Chamado do Senhor, não se importou em deixar aquele homem ali caído, e passou por cima do mandamento do Senhor, não tinha também os três elementos importantíssimos para alguém que está a frente do povo, alguém que abre caminhos, quebrando cadeias e grilhões, alguém que com o seu louvor retira os empecilhos,  para que o louvor de todo um povo, chegue ao Senhor.E com as suas mãos vazias ele foi embora.

Mas ai o Senhor perfeito como Ele é, coloca um protagonista na história, o bom samaritano, um homem que não se sabe a sua religião, um homem que poderia deixar aquele homem ali caído, porque não conhecia ao Senhor, como o sacerdote e o levita conheciam, que talvez foi ensinado a não ajudar estranhos, se aproxima, e ai vemos o Senhor dizer que ele tinha o azeite, o vinho, e o remédio, alguém que nem se quer conhecia este mandamento importantíssimo de amar o teu próximo com a ti mesmo, obedeceu a este mandamento sem talvez o conhecer. Movido de compaixão movido de um profundo sentimento de amor por aquela vida, derrama em suas feridas o vinho e o azeite.

Vemos que o sacerdote, e o levita, não tinham o azeite e o vinho, azeite este que simboliza o Espírito Santo. O Espirito Santo é algo que devemos buscar. devemos almejar ter em nossas vidas. As vezes achamos que cantamos muito bem, pregamos muito bem e deixamos de lado a busca pelo Espírito. E sem o Espírito santo não conseguimos tocar o coração de ninguém, devemos trabalhar junto com Ele para que almas sejam curadas e saradas, porque se não temos o Espírito Santo nada podemos fazer porque Ele é quem convence o homem do pecado:

Mas eu afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei.
 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. (João 16:7-8)


O Senhor quer nos ensinar também que se dentro da casa d'Ele, não existe um capaz de cuidar de uma vida ferida, de uma vida traumatizada, Ele vai levantar lá fora, alguém que com o vinho e o azeite, vai cuidar e sarar vidas em seu nome, alguém que vai trabalhar em sintonia perfeita com o Espírito salvando vidas, que serão tocadas pelo poder do evangelho.